Revolução Americana

AS 13 COLÔNIAS BRITÂNICAS

Surgidas a partir do século XVI, ocupavam apenas o litoral atlântico da América do Norte e se dividiam em dois grupos:

COLÔNIAS DO CENTRO-NORTE (NOVA INGLATERRA): Colônia de Povoamento: minifúndios; policultura; comércio interno e externo; homens livres (servidão por contrato); a maioria era puritana e fugia das perseguições religiosas na Inglaterra.

COLÔNIAS DO SUL: Colônia de Exploração: latifúndios; monocultura para exportação; escravos negros; pacto colonial.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO:

- A Revolução Industrial inglesa.

- Influência do Iluminismo.

- A Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra.

- A criação de vários impostos: Lei do Açúcar, Lei do Selo (Massacre de Boston), Lei do Chá (A Festa do Chá em Boston), Leis Intoleráveis.

PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL – FILADÉLFIA (1774): Petição dos Direitos dos Colonos.

SEGUNDO CONGRESSO CONTINENTAL – FILADÉLFIA (1775): declarou guerra contra a Inglaterra; nomeou George Washington como General-Comandante das tropas coloniais; Declaração de Independência (04/07/1776), redigida por Thomas Jefferson.

GUERRA DE INDEPENDÊNCIA:

- Primeira Fase (1775-1777): as tropas inglesas levaram vantagem; os colonos não receberam ajuda de outros países, mas foram vitoriosos na Batalha de Saratoga em 1777.

- Segunda Fase (1777- 1781): os colonos foram ajudados pela França, Holanda e Espanha; derrota final dos ingleses na Batalha de Yorktown (1781); a Inglaterra reconheceu a independência de suas colônias em 1783 com o Tratado de Paris (Tratado de Versalhes); o primeiro presidente foi George Washington.

CONSTITUIÇÃO AMERICANA (1787):

- República Federativa Presidencialista.

- O presidente é eleito por um Colégio Eleitoral.

- Divisão harmônica dos Três Poderes.

-  Direitos individuais: liberdade de opinião, de expressão, de religião, propriedade privada, inviolabilidade do lar, etc.

 - Voto Censitário.

- Manteve a escravidão.

CONSEQUÊNCIAS:

- Surgimento da primeira república federativa e presidencialista e da primeira constituição com a divisão dos poderes; influenciou a Revolução Francesa; influenciou a independência da América Latina e o surgimento de outras repúblicas presidencialistas.