O Nazi-Fascismo
CARACTERÍSTICAS:
- Totalitarismo
- Unipartidarismo
- Nacionalismo
- Expansionismo
- Militarismo
- Idealismo
- Romantismo
- Anticomunismo
OBS. O Corporativismo é o fundamento do Estado no Fascismo, enquanto que o Racismo, que se expressa principalmente pelo Antissemitismo, é uma das bases do Nazismo.
O FASCISMO ITALIANO
- Fascismo vem de Fascio, símbolo do poder dos cônsules na Roma Antiga.
- O Partido Fascista foi fundado em 1919 por Benito Mussolini que perseguia os socialistas e comunistas através de seus “camisas negras” e, portanto, tinha o apoio dos industriais, dos militares e boa parte do clero e da classe média.
- Em 1922, após a Marcha Sobre Roma, Mussolini se tornou Primeiro Ministro, a convite do Rei Vítor Emanuel III.
- Em pouco tempo, Mussolini fraudou as eleições para controlar o Parlamento, mandou eliminar os adversários, entre eles o deputado comunista Giácomo Matteotti, suprimiu a liberdade de imprensa e proibiu os partidos políticos, exceto o Partido Fascista, tornando-se o Duce (O Guia) e implantando uma ditadura.
- Para obter o apoio dos operários e controlar os sindicatos, criou as leis trabalhistas através da Carta del Lavoro.
- Assinou o Tratado de Latrão (1929) com a Igreja Católica, criando o Estado do Vaticano.
- Com a Crise de 1929, a situação se agravou, mas controlando todos os setores da sociedade italiana, inclusive o operariado, Mussolini conseguiu evitar as consequências mais graves e estimulou a produção de armas e política de expansão territorial (invasão da Albânia e da Abissínia, atual Etiópia).
- A Itália sediou a Copa do Mundo de 1934 e se tornou campeã. Tal conquista foi usada como propaganda pelo Estado.
- Assinou acordos com a Alemanha e o Japão, que vão originar o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
O FASCISMO ALEMÃO (NAZISMO)
- A expressão Nazismo vem da sigla Nacional-Socialista.
- Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a situação na Alemanha era desesperadora e para piorar houve uma tentativa de revolução comunista chamada Revolta Spartaquista, liderada por Rosa de Luxemburgo e Karl Liebknecht, que apesar de derrotada, assustou a maior parte da sociedade alemã.
- Em 1919, o austríaco Adolf Hitler se filiou ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que com suas Tropas de Assalto (SA), chamadas de “camisas pardas”, era uma imitação do Partido Fascista italiano.
- Em pouco tempo, Hitler se tornou líder do partido e liderou o Putsch de Munique (1923), uma fracassada tentativa de tomar o poder e Hitler foi preso e condenado a cinco anos de prisão, onde ficou apenas oito meses e escreveu seu livro Mein Kampf (Minha Luta).
- Após sair da prisão, Hitler se dedicou a reorganizar o partido, criando as Tropas de Segurança (SS) e a Gestapo.
- Por conta dos efeitos da Crise de 1929 (seis milhões de desempregados e hiperinflação), as teorias de Hitler passaram a ser acatadas pela maioria da população, principalmente contra o Tratado de Versalhes e os judeus e favorável ao expansionismo do Espaço Vital e da pureza da raça ariana.
- Em 1932, Hitler perdeu a eleição presidencial para o Marechal Hindemburg, mas em 1933 se tornou Chanceler da Alemanha porque seu partido obteve maioria no Parlamento.
- Em 1933 ocorreu o incêndio criminoso do Reichstagg, o que deu pretexto para censurar a imprensa e proibir os partidos políticos, exceto o partido nazista.
- O governo nazista usava os plebiscitos para fortalecer seu poder e eliminar a democracia; com a morte do Presidente Hindemburg, Hitler unifica os cargos de Presidente e Chanceler, tornando-se o Führer (O Líder) e iniciando o Terceiro Reich.
- Em 1934, Hitler mandou assassinar as SA (A Noite dos Longos Punhais)
- Hitler perseguiu e prendeu em campos de concentração todos os que ousaram desafiar sua tirania (judeus, homossexuais, comunistas, socialistas, testemunhas de Jeová, críticos do regime).
- Hitler combateu os efeitos da depressão econômica provocada pela Crise de 1929, através do controle dos sindicatos, da proibição das greves, da intervenção do Estado na economia, da produção de armamentos, de uma propaganda muito bem realizada e do apoio da burguesia e da classe média alemãs.
- Em 1936 ocorreram as Olimpíadas de Berlim, que foram utilizadas pela propaganda nazista para exaltar a Grande Alemanha e a raça ariana. O negro norte-americano Jesse Owens, com suas quatro medalhas de ouro, humilhou os atletas alemães, mas o povo estava cego demais para perceber.
- Em 1937 foi realizada a Conferência de Munique, que entregou a região dos Sudetos à Alemanha, que se comprometeu a não invadir o restante da Tchecoslováquia. Pouco tempo depois a Tchecoslováquia foi invadida pelas tropas nazistas.
- Em 1938, ocorreu a anexação da Áustria pela Alemanha.
- Em 1939 foi assinado secretamente o Pacto Germano-Soviético, através do qual os dois países se comprometiam com a mútua neutralidade e ainda dividiam a Polônia.
- Em 01/09/1939 Hitler ordenou a invasão da Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.
O SALAZARISMO (FASCISMO PORTUGUÊS)
Em 1932, Antônio de Oliveira Salazar implantou uma ditadura de modelo fascista conhecida como Estado Novo, que durou até 1974, quando foi eliminada pela Revolução dos Cravos Vermelhos.
FASCISMO ESPANHOL
- Em 1936, foi eleita na Espanha a Frente Popular, de caráter socialista, liderada por Manuel Azaña.
- Um grupo de militares liderado pelo General Francisco Franco formou a Falange Fascista e deu início à Guerra Civil Espanhola (1936-1939);
- Os fascistas espanhóis contaram com o apoio militar da Itália e da Alemanha, que destruiu a pequena cidade de Guernica para testar o poder de sua força aérea.
- O pintor catalão, Pablo Picasso, criou uma obra para lembrar as vítimas de Guernica.
- A Ditadura Franquista foi uma das mais violentas da Europa e durou até 1975, quando o Rei Juan Carlos assumiu o governo e convocou eleições livres.