Mesopotâmia

Localizada no atual Iraque, a antiga Mesopotâmia era uma terra de contrastes geográficos, marcada pela presença dos rios Tigre e Eufrates. Sua história se caracterizou pela descontinuidade política, pelas constantes invasões e pela presença de cinco grandes Civilizações formadas por povos semitas.

SUMÉRIOS (SUMERIANOS)

Considerada por muitos como a mais antiga Civilização.

POLÍTICA: Organizavam-se em Cidades-Estados, como Kish, Lagash, Ur, Nippur, Eridu, etc. Cada cidade era independente e era governada por um Patesi ou Lugal (Rei-Sacerdote).

CULTURA: Estabeleceram a base cultural que será copiada e aperfeiçoada pelas outras civilizações. Criaram a Escrita Cuneiforme, considerada a mais antiga do mundo, que só foi decifrada no Século XIX pelo britânico Henry Rawlinson a partir da Rocha de Behistun; possuíam Direito Consuetudinário; estabeleceram as bases da religião politeísta; possuíam uma arquitetura sofisticada e grandiosa, cujo principal exemplo eram os Templos (Zigurates), que serviam de celeiros, mercados públicos, bancos, centros administrativos, militares e judiciários.

FINAL: Foi marcado por uma onda de invasões, que provocou saques e destruições.

IMPÉRIO ACÁDIO

É considerado o primeiro império do mundo e ocupou quase todo o território da Mesopotâmia e teve como característica principal a difusão da cultura suméria.

Seu principal governante foi Sargão, O Antigo.

Uma nova onda de invasões estrangeiras levou ao final do Império Acádio. Em seguida algumas cidades sumérias voltam a se tornar importantes (Renascimento Sumério). 

PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO OU IMPÉRIO AMORITA

Os Amoritas, que habitavam a cidade de Babel ou Babilônia, acabaram desenvolvendo um magnífico império. Seu principal governante foi Hamurabi, que expandiu o território, realizou grandes obras públicas, mas sua obra mais importante foi mandar escrever as antigas leis sumérias, estabelecendo o mais antigo código da humanidade, conhecido como Código de Hamurabi, baseado no Princípio de Talião (olho por olho, dente por dente). Após seu governo, o império entrou em decadência.

IMPÉRIO ASSÍRIO

O Império Assírio foi gigantesco; a primeira capital foi Assur.

A segunda capital foi Nínive.

A principal característica deste povo foi o militarismo organizado e profundamente cruel.

Destacaram-se Sargão II, Senaqueribe, Tiglaht-Pileser III, Assurbanipal (auge da expansão territorial). 

FINAL: A aliança entre Caldeus e Medos destruiu Nínive, a capital do Império Assírio.

SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO OU IMPÉRIO CALDEU

Foi fundado por Nabopolassar.

O principal rei foi Nabucodonosor, que conquistou o Reino de Judá, mandou saquear e destruir Jerusalém e levou os hebreus como escravos na Babilônia;

Realizou grandes obras, como os Jardins Suspensos da Babilônia, a Torre de Babel, as Muralhas da Babilônia.

FINAL: Baltazar, filho de Nabucodonosor, foi derrotado por Ciro, rei dos Persas.

ECONOMIA: Modo de Produção Asiático. Obs. A porcentagem de terras particulares era maior do que no Egito; desenvolveram técnicas comerciais, como recibos, cartas de crédito, notas promissórias, etc.

SOCIEDADE: Horizontal.

RELIGIÃO: Era Politeísta e Antropomórfica; durante o governo de Hamurabi, Marduk passou a ser o principal deus da Mesopotâmia; acreditavam no Juízo Final, na existência de demônios, no purgatório, em superstições, etc.

CULTURA

LITERATURA: Destacam-se O Código de Hamurabi, O Mito da Criação, a Epopeia de Gilgamesh.

ARQUITETURA: Destacam-se os Zigurates, a Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Porta de Ishtar.

CIÊNCIAS: Destacam-se a álgebra e matemática, com cálculos de divisão e multiplicação, raiz quadrada, raiz cúbica, sistema sexagesimal; astronomia; astrologia; calendário, etc.