Igreja e Cultura Medievais

A IGREJA CATÓLICA foi a mais importante instituição medieval. Ela possuía:

PODER ECONÔMICO: era dona de 2/3 das terras agrícolas da Europa.

PODER POLÍTICO: o poder dos Papas era superior ao dos Reis (Teoria dos Dois Gládios).

PODER IDEOLÓGICO: controlava a sociedade através do Teocentrismo e afirmava ser o único caminho para a salvação.

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

CLERO SECULAR: vivia na sociedade ou no mundo (saeculum); padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa. 

CLERO REGULAR: vivia isolado nos mosteiros e submetido a uma série de regras (votos de castidade, de pobreza, de obediência, etc.). Ordens Religiosas: Beneditinos (monges copistas e suas bibliotecas secretas), Agostinianos, Dominicanos, Franciscanos, Templários (monges guerreiros), etc.

AS HERESIAS

Eram as idéias contrárias à ideologia oficial da igreja. As principais foram:

MONTANISMO: fundada por Montano, acreditava no milenarismo.

MANIQUEÍSMO: criada por Manion Maniqueu, acreditava na luta eterna do bem contra o mal.

DONATISMO: criada pelo Bispo Donato, que pretendia expulsar da Igreja todos os pecadores (sacerdotes e fiéis).

PRISCILIANISMO: criada pelo Bispo Prisciliano, pregava a maniqueísmo e gnosticismo.

DOLCINENSES (DOLCINIANOS): Seguidores de Geraldo Segareli e de Dolcino de Novara. Consideravam-se os novos apóstolos de Cristo e criticavam a Igreja devido à sua riqueza e corrupção. Foram influenciados pelas ideias franciscanas de pobreza absoluta e de comunhão entre todos os seres vivos, inclusive os animais. Seu lema era Penitenziagite (penitenciai-vos) e matavam clérigos ricos.

VALDENSES: criada por Pedro Valdo, pregava que a igreja deveria ser pobre e que deveria existir igualdade entre os homens.

ALBIGENSES OU KÁTAROS: negava completamente a doutrina católica.

Para combater as Heresias, foi criado o Tribunal da Santa Inquisição, em 1183, no Concílio de Verona; ela usava a tortura como método e quase sempre condenava à fogueira; a maioria das vítimas era de judeus e mulheres. 

- A Igreja procurava controlar a belicosidade da nobreza europeia e por isso foram criadas a PAZ DE DEUS e AS TRÉGUAS DE DEUS.

A REFORMA GREGORIANA

O Papa Gregório VII (1073) iniciou uma moralização da Igreja: proibiu o nicolaísmo, a simonia e a nomeação de sacerdotes feitas por leigos.

QUESTÃO DAS INVESTIDURAS

Henrique IV, imperador do Santo Império Romano-Germânico, desafiou a ordem do papa e foi excomungado. Depois de obter o perdão papal, Henrique IV iniciou uma guerra contra Gregório VII: Guelfos, partidários do Papa, contra Gibelinos defensores do Imperador. Esta questão só foi resolvida pela Concordata de Worms (1122).

O CISMA DO OCIDENTE

Iniciou-se quando o rei da França, Filipe IV (O Belo), impôs Clemente V como Papa e este transferiu a sede da Igreja para Avignon, na França. (Cativeiro da Babilônia 1305-1377). 

- Em 1378 o Papa Urbano VI fez retornar a sede da Igreja para Roma, entretanto os cardeais franceses elegeram outro Papa, Clemente VII, que se instalou em Avignon, deixando a Igreja com dois Papas. 

- Em 1409, no Concílio de Pisa, foi eleito o Papa Alexandre V e a Igreja passou a ter três Papas.

- A questão só foi resolvida em 1417, no Concílio de Constança, com a eleição do Papa Martinho V, que reunificou a Igreja. 

CULTURA MEDIEVAL

EDUCAÇÃO: Ficava a cargo da Igreja e os professores eram obrigatoriamente membros do clero; era destinada aos homens pertencentes à classe dominante. Era composta pelo Trivium (Gramática, Retórica e Lógica) e pelo Quadrivium (Astronomia, Geometria, Aritmética e Música).

- Por volta do século XI surgiram as Universidades, que eram corporações de professores e estudantes, que escolhiam seu próprio reitor, mas que se submetiam a autoridade da Igreja; os professores leigos tinham que fazer voto de castidade; professores e alunos não eram obrigados a participar de guerras, não pagavam impostos e só poderiam ser julgados pelos tribunais da Igreja; havia apenas quatro faculdades: Direito, Medicina, Teologia e Artes; as principais Universidades foram as de Salerno, Bologna, Paris, Colônia, Oxford, Cambridge, Coimbra, etc. 

LITERATURA:

- Poesia Trovadoresca ou Provençal: Canções de Amor (de Amigo) e Canções Heróicas

- Literatura Erudita: Dante Alighieri (A Divina Comédia), Giovanni Boccaccio (O Decameron), Guilherme de Lorris e João de Meung (O Romance da Rosa), Francesco Petrarca (Os Sonetos), etc. 

ARQUITETURA: A construção de grandes igrejas é o principal destaque; havia dois estilos:

Românico: Desenvolveu-se nos séculos XI e XII e tinha como características principais o arco redondo, paredes grossas, tetos baixos, janelas pequenas, interiores escuros, predomínio da horizontalidade. 

Gótico: Predominou nos séculos XII e XIII e se caracterizou pelos arcos ogivais, paredes finas, tetos muito altos, arco botante externo, janelas com vitrais coloridos, iluminação interna, predomínio da verticalidade. 

PINTURA: Destacam-se Cimabue e, principalmente, Giotto (Traição de Cristo, A morte de São Francisco, Fuga para o Egito).

MÚSICA: Destacam se o Papa Gregório Magno, com o Canto Gregoriano, e o padre Guido d’Arezzo, que deu nome às notas musicais. 

CIÊNCIAS: Destacam-se Roger Bacon (Física), João Scot Erígena (no século IX formulou uma teoria heliocêntrica), Pierre d’Ailly (autor de Imago Mundi, onde fala sobre a esfericidade da Terra), Hugo Borgognoni e Mondinno dei Luzzi (Medicina), o Papa Silvestre e Leonardo de Pisa (Matemática). 

FILOSOFIA

A Patrística: Fusão de ideias cristãs com o platonismo. O principal representante foi Santo Agostinho; suas obras mais importantes são

As Confissões, A Cidade de Deus; acreditava na predestinação e defendia a vida rural e simples. 

A Escolástica: Buscava harmonizar a fé (cristã) com a lógica (aristotélica); destacaram-se:

São Tomás de Aquino, autor da Suma Teológica, acreditava no livre-arbítrio, admitia a vida urbana e o luxo moderado, condenava a usura e defendia o justo preço. O conjunto do pensamento de Tomás de Aquino é conhecido como Tomismo. 

Pedro Abelardo, autor de Sic et Non, foi o maior mestre das universidades medievais; teve um romance proibido com Heloísa, filha do cônego da catedral de Notre Dame, que mandou castrá-lo; Abelardo se tornou monge e Heloísa se tornou freira.