A Guerra Fria(1947-1991)

Foi o confronto entre o Bloco Capitalista, liderado pelos Estados Unidos e o Bloco Socialista, liderado pela União Soviética. Durou quase 45 anos e provocou a morte de aproximadamente 22 milhões de pessoas em 125 conflitos ao redor do mundo.

CARACTERÍSTICAS DO CONFLITO:

- Indireto: As duas superpotências não se enfrentaram diretamente, mas estimularam e apoiaram os conflitos indiretos, usando outros países como testas de ferro, como por exemplo, a Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1961-1975), a Guerra Civil em Angola (1975-1992), a Guerra Civil em Moçambique (1975-1992), etc. Além disso, apoiaram o processo de Descolonização Afro-Asiático com o intuito de ampliar suas áreas de influência.

- Ideológico: A tentativa de demonstrar a superioridade de um sistema sobre o outro.

- Publicidade: Um processo gigantesco de publicidade foi desenvolvido pelos dois sistemas.

- Tecnológico: A busca da superioridade tecnológica. Vejamos os dois pontos principais:

 - A Corrida Armamentista: Os EUA obtiveram a Bomba Atômica em 1945 e a URSS, em 1948.

A Bomba H foi obtida pelos EUA em 1953 e pela URSS em 1955; sempre que uma superpotência desenvolvia uma nova arma, a outra logo tratava de obter também. Era o equilíbrio do terror.

  - A Corrida Espacial:

Em 1957, a URSS colocou o Sputnik I e o Sputnik II, que levava a cadelinha Laika, em órbita.

Em 1958, os EUA colocaram em órbita o Explorer I e o Telstar, em 1962.

Em 1961, a URSS colocou o primeiro homem, Yuri Gagarin, em órbita da Terra.

Em 1962, os EUA colocaram o coronel John Glenn em órbita da Terra.

Em 1961, o Presidente John Kennedy criou o Projeto Apolo e em 20/07/1969 a nave espacial Apolo XI alunisou e o comandante Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua.

- Espionagem: Torna-se vital a ação das grandes agências de espionagem, como a CIA (EUA), o KGB (URSS), etc.

OS ESTADOS UNIDOS

- Em 1947, o Presidente Truman criou a Doutrina Truman, que oferecia ajuda americana a quem se sentisse ameaçado pela expansão soviética.

- Criação do Plano Marshall (1948), que reconstruiu a Europa Ocidental e garantiu o controle americano na região.

- Criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar do Bloco Capitalista (1949).

- Ocorreu o Macartismo, a perseguição aos supostos espiões comunistas dentro dos Estados Unidos, liderado pelo senador Joseph McCarthy.

A UNIÃO SOVIÉTICA

- Em 1947 o Kominform (Secretaria de Informação Comunista) passou a centralizar as diretrizes dos partidos Comunistas no Mundo como forma de reação à Doutrina Truman.

- Em 1948 a URSS criou COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) para reconstruir os países da Cortina de Ferro e reagir à criação do Plano Marshall.

- Em 1955 a URSS criou o Pacto de Varsóvia, a aliança militar dos países socialistas da Europa Oriental para reagir á formação da OTAN.

- O novo líder soviético Nikita Kruschev deu início ao processo de Desestalinização, ou seja, denuncia os crimes de Stálin e retira os stalinistas dos cargos importantes do governo. E propôs também a Coexistência Pacífica com os Estados Unidos.

- Kruschev ordenou a invasão da Hungria (1956), a construção do Muro de Berlim (1961) e a colocação de mísseis atômicos em Cuba (1963).