Hebreus

 

ORIGEM E LOCALIZAÇÃO 

Os hebreus são um povo SEMITA e seu território é a Palestina ou Canaã, banhada pelo rio Jordão.

PERIODIZAÇÃO

A História dos hebreus se divide em três períodos:       PATRIARCADO, JUIZADO e MONARQUIA.

PATRIARCADO

O Patriarca era um líder natural, familiar. Os mais importantes foram:

ABRAÃO= Ocorreu a migração de UR para CANAÃ.

JACÓ (ISRAEL)= Originou as 12 tribos hebraicas e ocorreu a migração para o Egito.

MOISÉS= Liderou o Êxodo (retorno para Canaã, após a saída do Egito) e apresentou ao povo o DECÁLOGO, a base do MONOTEÍSMO ÉTICO. 

JUIZADO

O Juiz era um líder civil e militar. Merecem destaque:

JOSUÉ: Foi o mais importante juiz; venceu muitas batalhas contra CANANEUS e FILISTEUS; unificou militarmente as tribos e dividiu as terras conquistadas entre elas.

Destacaram–se também Gideão, Jefté, Sansão e Samuel.

MONARQUIA

SAUL: Implantou a estrutura estatal e enfrentou muitas guerras.

DAVI: Derrotou os inimigos, principalmente cananeus e filisteus; tornou Jerusalém a capital do reino; autor dos Salmos; fez boa administração, apesar das muitas guerras. 

SALOMÃO: Foi o principal rei dos hebreus. Dividiu o reino em províncias; estimulou o comércio e a mineração; construiu o Templo em Jerusalém; autor do Cântico dos Cânticos e dos Provérbios; seus gastos desregrados levaram ao aumento exagerado dos impostos, gerando grande descontentamento, que vai culminar num episódio conhecido como Cisma (divisão) do reino, durante o governo de seu filho Roboão:

REINO DE ISRAEL: Formado por 10 tribos; localizado ao norte; o comércio era a atividade principal; a capital era Samaria. Foi conquistado pelos Assírios.

REINO DE JUDÁ: Formado por duas tribos; localizado ao sul, praticando atividades agropastoris; a capital era Jerusalém. Foi conquistado por Nabucodonosor, rei dos Caldeus, que destruiu Jerusalém, após saqueá-la, Os sobreviventes foram levados como escravos para a Babilônia.

Daí em diante, os hebreus, também chamados de judeus, estarão sempre sob dominação estrangeira.

Dois fatos marcaram época do domínio dos romanos sobre os judeus:

- O nascimento de JESUS CRISTO.

- A DIÁSPORA (dispersão) dos judeus pelo mundo por ordem de Roma.

OBS. A partir desse momento, os judeus viverão espalhados pelo mundo, sofrendo todo tipo de perseguição e discriminação. No século XIX, surgiu o Movimento Sionista ou Sionismo, criado pelo judeu-austríaco Theodore Herzl, que pregava o retorno dos judeus à Palestina. Durante a II Guerra Mundial, por ordem de Adolf Hitler, ocorreu o Holocausto (Shoa), que foi massacre de cerca de seis milhões de judeus. Em 1948, a ONU dividiu a Palestina, de acordo com o Compromisso Balfour, em dois países: O Estado de Israel (judeus) e o Estado da Palestina (árabes-palestinos), gerando os conflitos que se repetem até hoje, pois os palestinos não aceitam o Estado de Israel e, consequentemente, seu próprio Estado não foi oficializado.  

ECONOMIA: Modo de Produção Asiático; Patriarcado (predominou a pecuária); Juizado (predominou a agricultura); Monarquia (predominou o comércio).

SOCIEDADE: Patriarcal e horizontal.

RELIGIÃO: JUDAÍSMO

Livro Sagrado: TORÁ.

Livro dos Rabinos: TALMUD.

Características: Monoteísmo Ético (crença em JEOVÁ ou JAVÉ); é uma religião revelada; forte presença dos profetas; messianismo; crença no juízo final; festas religiosas (Tabernáculo, Páscoa, etc.); originou o Cristianismo e o Islamismo.