A Crise Econômica Mundial (1929)

Após a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana tornou-se a mais importante no contexto mundial. Foi a época do American Way of Life, aumento da produção, da riqueza e do consumo.

- Houve um aumento acentuado do racismo e da xenofobia.

- Foi implantada a Lei Seca que só favoreceu o crescimento da Máfia, liderada por “chefões” como Al Caponne.

CAUSAS DA CRISE:

- Produção maior do que a capacidade de consumo.

- Países europeus param de importar produtos americanos.

- Superprodução.

- Demissão de milhões de trabalhadores. 

- A especulação no mercado acionário gera uma valorização exagerada e falsa das ações, culminando com o “crack” da Bolsa de Valores de New York (24/10/1929 – A Quinta-Feira Negra). 

- Ocorre a “Grande Depressão”.

- Eleição do Presidente Franklin Delano Roosevelt.

- Revogação da Lei Seca;

- Implantação do New Deal, inspirado no pensamento do economista John Maynard Keynes, que vai originar o Estado do Bem-Estar Social (Welfare State): intervenção do Estado na economia; controle de preços e salários; repatriação de capitais que estavam no exterior; criação de Leis Trabalhistas e do Seguro Desemprego; realização de grandes obras públicas; criação abrigos para os pobres e distribuição de alimento. 

- Com o início da Segunda Guerra Mundial, a economia americana saiu da recessão e da crise, retomando um rápido crescimento.

PS. A depressão econômica provocada pela Crise Econômica de 1929 fortaleceu o poder de Mussolini na Itália e foi decisiva para a ascensão de Hitler na Alemanha.